CONVITE À PARTICIPAÇÃO NO PERCURSO COSTWATCH EUROPE 2012 – REGIÃO DE LEIRIA

No âmbito do plano de dinamização interna da ESECS, e com a colaboração da unidade curricular Educação Ambiental, vai realizar-se no próximo sábado, dia 24 de Março, uma atividade de campo inserida no projeto internacional Coaswatch Europe 2012.

A atividade constará da realização de um percurso pedestre, à beira-mar, entre Pedrógão e Praia da Vieira (aproximadamente 5 km, em piso de areia), visando promover o convívio entre a comunidade escolar e envolver os participantes num projeto de conhecimento e monitorização ambiental do litoral regional. Durante a caminhada, proceder-se-á ao levantamento e caracterização do tipo de resíduos encontrados, ao tipo de ocupação e erosão constatado nas dunas, bem como à deteção de seres vivos eventualmente arrojados pelo mar. Os dados obtidos serão registados em formulários específicos, a enviar posteriormente à coordenação regional do projeto, a Oikos, que os processará e encaminhará para o GEOTA, o coordenador nacional.

Os eventuais interessados em participar desta iniciativa deverão concentrar-se no parque de estacionamento exterior à ESECS (em frente à escola Rodrigues Lobo) até às 8.00 horas. A partida será efetuada, impreterivelmente, às 8.00 horas pois a atividade depende da mará baixa, e ela cumpre horários, não se compadecendo com “tolerâncias académicas”.

Os participantes que o desejem poderão concentrar-se na praia sul do Pedrógão (junto ao parque de campismo), até às 9.00 horas, momento em que se prevê começar o percurso rumo à Praia da Vieira.

As deslocações ficarão a cargo dos participantes, embora se deseje que a partilha de viaturas seja uma realidade, minimizando custos e emissões de gases com efeito de estufa. Também o almoço será da responsabilidade de cada participante. Recorde-se que junto ao final do percurso há um parque de merendas pelo que seria interessante que os participantes levassem o seu almoço e o partilhassem com os demais companheiros de jornada.

Não convém esquecer que devem ser portadores de calçado confortável e passível de ficar manchado com crude, caso tenha ocorrido algum derrame nos últimos tempos. Também convém não esquecer a água e o agasalho pois o litoral pode ser ventoso…

Solicita-se que seja enviada uma mensagem para mario.oliveira@ipleiria.pt, comunicando o nome e contato telefónico dos participantes, possibilitando que se tenha uma ideia da dimensão do grupo e/ou fazer qualquer eventual contato de última hora.

Para qualquer informação adicional podem contactar Mário Oliveira pelo telefone 967463652.