Dicas para o estudo

Agora que vais iniciar o ano letivo, não te esqueças destas dicas que deixamos sobre o estudo:

• Começa por procurar conhecer o teu ritmo biológico e adaptar o horário ao teu estilo pessoal – gosto mais de estudar de dia, de noite, só ou com companhia…
  • É sempre melhor estudar num ambiente confortável e favorável ao trabalho, sem demasiado ruído ou outros distratores (MSN, Facebook, telemóvel, televisão, etc)
  • É importante não adiar constantemente a realização das tarefas e começar, nem que seja por 5/10 minutos.
  • É esperado que em cada sessão de estudo de 50 minutos, o tempo de concentração profunda seja de 40 minutos, período em que o nível de compreensão e memorização é mais elevado.
  • Procura estar presente nas aulas práticas e acompanhar as teóricas, elaborando os teus apontamentos, tarefa que aumenta a concentração e facilita a aprendizagem.
  • Tenta usar como estratégia de estudo o método PLEMA (Pré-Leitura; Leitura; Esquematização; Memorização e Avaliação dos Conhecimentos).
  • Procura estudar em grupo com outros colegas e beneficiar dos horários de atendimento e de orientações tutoriais dos docentes.
  • A Biblioteca do Conhecimento Online (B-on) disponibiliza acesso ilimitado e permanente aos textos integrais de mais de 18.000 publicações científicas internacionais. Podes encontrá-la em www.b-on.pt.
  • O Portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas, conferências, comunicações e teses, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses em www.rcaap.pt.
  • O Google Académico oferece uma forma simples de pesquisar inúmeras fontes: teses, livros, resumos e artigos de editores académicos, sociedades profissionais, arquivos de publicações,universidades e outras organizações, ajudando a identificar a pesquisa mais relevante em todo o mundo de pesquisa erudita. Encontra-se disponível em http://scholar.google.pt/
  • A PORDATA é um serviço público, um projecto destinado a todos, pensado para um vasto número de utentes que comungam do interesse em conhecer mais Portugal, com confiança e rigor. Acessível em www.pordata.pt
  • A Universia coloca à disposição dos utilizadores, de forma gratuita, diferentes portais, um por cada país da rede Iberoamericana de ensino superior. Aqui poderão ser encontradas ligações para vários conteúdos do interesse dos estudantes do ensino superior. Encontra-se disponível em http://biblioteca.universia.net/colecciones.do