Carta de apresentação

A Carta de apresentação introduz o currículo e os objetivos do/a candidato/a.

Pode ser uma carta enviada por correio, ou o email de introdução ao CV. De qualquer modo deve ter em atenção alguns cuidados, que referimos a seguir.

  • Deve conter:

  1. Identificação do Candidato;
  2. Dados da Empresa;
  3. Localidade, dia, mês e ano;
  4. Referência à razão do seu envio;
  5. Dados essenciais que levam a concorrer.
  • Deve:
  1. demonstrar confiança e disponibilidade
  2. ser curta e concisa
  3. ter no máximo 10 – 12 linhas
  4. ter um parágrafo para desenvolver cada ideia.
  5. evitar erros de linguagem ou ortográficos e rasuras

Resumidamente, os parágrafos podem seguir a seguinte sequência:

  • 1º parágrafo: de que maneira o conheci
    • Explicar porque esta organização e a fonte da vaga
  • 2º parágrafo: porque lhe escrevo
    • Apresentar motivo da candidatura de forma interessante e indique a função pretendido
  • 3º parágrafo: o que posso proporcionar
    • Explique de forma clara porque se sente qualificado(a), com algumas competências
  • 4º parágrafo: e se nos encontrássemos?
    • Encerrar indicando interesse numa entrevista, cumprimentar e assinar.

Algumas páginas com mais indicações: