Tenho umas dúvidas…

Q1.

O que é o Apoio Psicológico?

 – O apoio psicológico traduz-se no suporte disponibilizado por um/a psicólogo/a, de forma a permitir à pessoa lidar com as causas dos seus problemas e, assim, tornar-se mais autónoma e capaz de ultrapassar as dificuldades que está a sentir. A consulta de Psicologia decorre em estilo de conversa orientada por um técnico especializado e experiente na área, em ambiente tranquilo e com absoluto sigilo e confidencialidade.

Q2.

As consultas de Psicologia não são só para “malucos”?

– Não, longe disso. As consultas de Psicologia são para qualquer pessoa que sinta necessidade de ajuda para lidar com os seus problemas e dificuldades. Ao longo da vida, cada um de nós tem altos e baixos, podendo necessitar de apoio especializado. Muitos dos fatores que interferem na estabilidade emocional da pessoa ou na sua capacidade em pensar e lidar com os problemas, nem sempre são facilmente ultrapassáveis ou confidenciáveis à família ou aos amigos. Nestas alturas, pode tornar-se necessário o apoio de um técnico especializado que ajude a lidar com as dúvidas e a promover a autonomia e saúde psicológica.

Q3.

Que tipo de problemas são alvo de consulta psicológica?

– O apoio psicológico é útil em qualquer situação que interfira com a nossa saúde mental, como por exemplo: tristeza, ansiedade, problemas em lidar com uma doença física, problemas familiares, dificuldades académicas, sexualidade, autoestima, distúrbios alimentares, dependências, delírios, agressividade, tendências suicidas, entre outras. As consultas podem ajudar, ainda,  a orientar a pessoa para outros serviços adequados ao seu problema.

Q4.

– Quanto custa uma consulta no SAPE?

– Os serviços disponibilizados pelo SAPE são gratuitos para os estudantes do Politécnico de Leiria.

Q5.

Quanto tempo demora o apoio psicológico?

– Na verdade não é possível definir um período exato. O tempo necessário, em semanas ou meses, depende do problema e das características da própria pessoa. Em média, as sessões demoram entre 45 a 60 minutos, com uma frequência semanal ou quinzenal, sendo que em algumas situações podem ser só mensais. As sessões decorrem em horários compatíveis com a disponibilidade de agenda do(a) psicólogo(a) e do(a) estudante.

Q6.

Como posso marcar uma consulta?

  • Para agendamento de consulta basta enviares e-mail diretamente para o psicólogo(a) que dá apoio na tua Escola ou na Escola mais perto da sua residência. Neste e-mail solicitamos que indiques a tua disponibilidade (dias e horários), bem como se preferes ser recebido presencialmente (num dos gabinetes do SAPE) ou online (numa das plataformas de comunicação existentes).  Receberás, logo que possível, uma resposta com indicação de uma primeira data para a consulta. De acordo com as recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS) e do Politécnico de Leiria é obrigatório o uso da máscara na consulta presencial. Consulta os endereços em contactos.

Q7.

Tenho um problema já diagnosticado. Que tipo de apoios posso ter?

– O Politécnico de Leiria tem uma série de recursos disponíveis para os estudantes com necessidades educativas especiais (NEE). Podes enviar e-mail para 100in@ipleiria, no âmbito do Projeto 100%IN, que te poderá orientar para os serviços mais adequados.

Q8.

Sou estudante internacional. As consultas de Psicologia são só em Português?

– Não, também procuramos apoiar os nossos estudantes internacionais, realizando consultas em língua inglesa e espanhola.

Q9.

O SAPE também contribui para a promoção do sucesso académico dos estudantes?

– Para além do apoio psicológico, o SAPE dinamiza formações promotoras do desenvolvimento de competências transversais ou soft skills, tanto em formato presencial, como online. Entre os tópicos de formação podes encontrar Gestão do Tempo, Gestão do Estudo, Apresentações Orais e Trabalhos de Grupo, Laboratório de CV, etc. Fica atento ao teu email do Politécnico de Leiria e à plataforma https://up2u.ipleiria.pt/

Q10.

Que tipos de ajudas é que existem, linhas de apoio e similares, para alguns problemas?

– Disponibilizamos os contactos e algumas linhas telefónicas, a funcionarem em Portugal, que podem dar suporte a diferentes situações e problemáticas:

  • Linha SAÚDE 24- 808 24 24 24
  • Apoio psicológico 24h/dia – Linha SAÚDE 24– 808 24 24 24 – Tecla 4
  • Linha SOS Estudante: http://sosestudante.pt/; http://sosestudante.pt/contactos/
  • Linha de Apoio ao Migrante – 808 257 257 / +351 218 106 191 (mais informação em https://www.acm.gov.pt/-/servico-de-traducao-telefonica)
  • Linha de Apoio à Vítima: 16 006 (chamada gratuita, dias úteis, 09h-21h / sábados, 10h-13h) – apav.pt
  • Sexualidade em Linha – 800 222 003Horário: Dias úteis das 11 às 19 horas e Sábados das 10 às 17 horas.
  • Linha SOS Droga – 14 14 – Horário: Dias úteis das 10h às 20h.
  • Aplicação de atendimento de emergência para cidadãos surdos download em 112.pt
  • Balcão IncluIES – https://www.dges.gov.pt/pt/incluies