Tenho umas dúvidas…

Q1.

– O que é o Apoio Psicológico?

 – O apoio psicológico é o suporte que um psicólogo dá de forma a permitir à pessoa lidar com as causas dos seus problemas e assim tornar-se mais autónoma e capaz de ultrapassar as dificuldades da vida. Desenrola-se num ambiente calmo, tranquilo, com absoluto sigilo, em estilo de conversa orientada por um técnico formado e experiente na área.

Q2.

– As consultas de Psicologia não são só para “malucos”?

– Não, longe disso. As consultas de Psicologia são para qualquer pessoa que sinta necessidade em obter ajuda para lidar com os seus problemas pessoais. Toda a gente tem altos e baixos na sua vida e, como tal, necessita recorrer a apoio especializado. Muitos dos fatores que interferem com a estabilidade emocional da pessoa ou com a sua capacidade em pensar e lidar com os problemas, não são facilmente ultrapassáveis e não são confidenciáveis à família ou aos amigos… Nestes momentos pode-se recorrer a técnicos neutros que ajudam a lidar com todas as dúvidas e promovem a autonomia e a saúde mental.

Q3.

– Que tipo de problemas são alvo de consulta psicológica?

– O apoio psicológico é útil em qualquer situação que envolva a mente e que por isso interfira com a saúde mental. Por exemplo: tristeza, tendências suicidas, ansiedade, problemas em lidar com uma doença física, problemas familiares, dificuldades académicas, sexualidade, auto-estima, problemas alimentares, dependências, delírios, agressividade, entre muitos outros. As consultas podem  ajudar ainda a orientar a pessoa para o serviço mais adequado para o seu problema.

Q4.

Quanto custa uma consulta no SAPE?

– Todos os serviços disponibilizados pelo SAPE são gratuitos para a comunidade do Instituto Politécnico de Leiria.

Q5.

Quanto tempo demora o apoio psicológico?

– Na verdade não é possível definir um período exato. O tempo necessário, em semanas ou meses, depende do problema e das características da própria pessoa. Normalmente as sessões demoram entre 45 a 60 minutos, com uma frequência semanal ou quinzenal, sendo que em algumas situações podem ser só mensais. Todas as sessões decorrem em horários compatíveis com a disponibilidade de agenda do(a) psicólogo(a) e do(a) estudante.

Q6.

– Como posso marcar uma consulta?

– O SAPE está presente em todos os campi do IPLeiria. Assim para marcar uma consulta basta procurar a pessoa que representa o SAPE em cada escola. Para saber quem deve procurar basta clicar em Contactos. Pode também enviar email diretamente para o psicólogo(a) que dá apoio na sua escola ou mais perto da sua residência (patricia.pereira@ipleiria.pt – ESECS, ESTG e ESSLei; sandra.alves@ipleiria.pt – ESECS, ESTG e ESSLei; luis.filipe@ipleiria.pt – ESAD.CR e ESTM). Receberá, logo que possível, uma resposta com indicação de uma primeira data para a consulta.

Pode em alternativa enviar  um mail para indicando nome e escola para:

– sape.esecs@ipleiria.pt

– sape.estg@ipleiria.pt

– sape.esad@ipleiria.pt

– sape.estm@ipleiria.pt

– sape.esslei@ipleiria.pt

Pode ainda contactar-nos a partir dos contactos.

Q7.

– Tenho um problema já diagnosticado. Que tipo de apoios posso ter?

– O IPLeiria tem uma série de recursos disponíveis para os estudantes com necessidades educativas especiais (NEE). Pode marcar uma sessão no SAPE, que também poderá orientá-lo(a)  para os serviços mais adequados.

Q8.

– O SAPE também ajuda os estudantes a terem melhores resultados escolares?

– O SAPE pretende contribuir também para o sucesso académico dos estudantes do IPLeiria. Por esta razão o SAPE disponibiliza apoio psicológico e psicopedagógico. O apoio psicopedagógico inclui programas de formação subordinados aos temas: Gestão do Tempo; Métodos de Estudo; Técnicas de Procura de Emprego. Também é possível solicitar sessões individuais para apoio na organização do tempo e do estudo, dos CVs, etc. É importante não deixar para depois; quanto mais tempo passa menores as probabilidades de o apoio ser eficaz. Se tiver dúvidas contacte o SAPE.

Q9.

– Que tipos de ajudas é que existem, linhas de apoio e similares, para alguns problemas?

– Quando alguém tem um problema, nomeadamente de saúde, é útil recorrer a algum tipo de ajuda especializada. O IPLeiria disponibiliza o Serviço de Apoio ao Estudante, mas mesmo este serviço pode não conseguir responder a todas as necessidades (horários noturnos, dificuldade em sair de casa, etc.).

No sentido de dar algum tipo de ajuda, disponibilizamos algumas linhas telefónicas, a funcionar em Portugal, que podem dar suporte a diferentes situações.

Linha SAÚDE 24   Tel.: 808 24 24 24 – http://www.saude24.pt/

SOS Voz Amiga (16h – 24h) 21 354 45 45 / 91 280 26 69 / 96 352 46 60

Linha Vida SOS Droga  (10h às 18h) – 1414 – 1414@sicad.min-saude.pt

Sexualidade em Linha 808 222 003

Linha SOS Grávida 808 20 11 39

Linha SOS Sida 800 20 10 40