Graça Seco

Fui abençoada pelo privilégio de ter nascido num continente apaixonante onde cada pôr-do-sol se torna numa quente e eterna memória! Tudo começou em Moçambique, corria o ano de 1961.
Por lá vivi a infância e cresci, entre a praia, os jardins, as ruas, as longas brincadeiras, os muitos amigos e as diversas famílias que “adotávamos” e que nos “adotavam” … tempos de liberdade e de oportunidades, de imensos companheirismos e cumplicidades, de muitas experiências multiculturais … mas ainda assim sobrando tempo para fazer o ensino primário, onde tive de aprender também as serras, rios e linhas de caminho de ferro da “metrópole”!
E foi a essa “metrópole” que os meus pais regressaram corria o ano de 1974… assim “aterrei” em Portugal, país que ao princípio se mostrou estranho para mim: tudo mais fechado, preconceituoso, cinzento! Estudei no Liceu Infanta Dª Maria em Coimbra, onde me foi difícil adaptar à disciplina e ao rigor que agora percebo me fizeram tão bem!!
Terminado o ensino secundário, os sonhos bailavam entre a Medicina, a Matemática, a Psicologia, a Rádio e ainda “trabalhar no ar” (ser hospedeira)! Apontei o alvo à Psicologia, apesar da família não acreditar muito! Pelo caminho fiz o curso, também em Coimbra, aproveitando para “matar o vício” da rádio na RDP Centro! Foram 5 anos de muitas aventuras, imensos e privilegiados contactos e também riquíssimas aprendizagens.
Com o “canudo” na mão, havia que procurar “ofício” …. se possível na área de Psicologia Clínica…à falta de oportunidades nessa área, em 1984 agarrei o primeiro desafio profissional que me surgiu – o de ser professora na Escola Superior de Educação de Viseu. Foi um ano de grandes descobertas pessoais, profissionais, sociais, sei lá….
Mas Coimbra continuava no coração (porque seria?), acabei por voltar para continuar o ofício de professora na Faculdade onde tinha sido aluna. A “velha cabra” orientou-me mais tarde o Mestrado e o Doutoramento.
Numa das transições com que a vida nos desafia, acabei por rumar ao Oeste e a Leiria, onde me encontro a trabalhar desde 1988, lecionando disciplinas da área da Psicologia na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, antes ESEL. Nos anos mais recentes tenho tido o privilégio de desenvolver no IPLeiria muitas outras atividades que me dão imenso prazer e me têm proporcionado enormes aprendizagens e novas perspetivas.
Mas a “ponte” com a “cidade dos estudantes” permaneceu sempre em aberto… até aos dias de hoje: por lá permanece a família-berço, um grande grupo de amigos, lugares a que gosto sempre de voltar para me “sentir em casa”, muitas e boas memórias e outras experiências.
No meu ofício de professora foram vários os alunos que me procuraram para falarem de si, das suas dificuldades, incertezas, angústias, mas também dos sucessos……. felizmente!  Foi desta forma que pouco a pouco me comecei a interessar pelas questões da transição e adaptação ao ensino superior.
Como dizia o poeta “quando o homem sonha, o mundo pula e avança”! E assim foi: da conjugação de esforços de diversas pessoas e diferentes “olhares” nasceu o Serviço de Apoio ao Estudante, um “jovem” serviço do IPLeiria que tenho o gosto e prazer de coordenar!

Nota Curricular

Professora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, sendo responsável por diversas unidades curriculares na área da Psicologia. Coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante e da Unidade de Psicologia do mesmo Instituto. Membro da Coordenação da Rede IPLeiri@lumni, rede de antigos estudantes do IPLeiria. Doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Orientadora de trabalhos académicos e responsável por diversas investigações e projetos de intervenção. Autora ou coautora de publicações nacionais e internacionais sobre transição e adaptação ao ensino superior, desenvolvimento de competências transversais, formação de docentes, apoio psicológico, promoção do sucesso académico e satisfação no ensino superior