Joana Machado

09_07_sape_10

Três meses depois da revolução dos cravos, chegava a revolução em forma duma bebé a casa dos meus pais. Corria o ano de 1974 e foi em Lisboa no ‘sítio do costume’ (a Maternidade Alfredo da Costa) que vi a luz do Sol e que respirei pela primeira vez naquela tórrida tarde do mês de Julho.
Cresci e vivi até há dois meses atrás numa pacata vila nos arredores da capital, à beira Tejo plantada, onde o meu pai nasceu e onde a minha mãe decidiu viver depois de deixar o Alentejo durante a adolescência em busca duma vida melhor.
Na chamada “cintura industrial” de Lisboa, fui para a escola primária onde ainda hoje vou votar orgulhosamente com o meu filho ao meu colo. Frequentei um colégio do 5.º ao 9.º ano onde vestia farda e nos três anos seguintes frequentei a escola duma freguesia vizinha.
Pelo meio, as actividades frequentadas na freguesia onde vivia tinham a ver com a ginástica e com a Música que interrompi aos 12 anos por achar que não conseguia conciliar com os estudos e eu não queria nem podia perder as boas notas já que competia comigo mesma…
O exercício físico continuou mas a música ficou num canto tal como o meu canto que espantaria qualquer um apesar de ser filha dum fadista amador e neta duma declamadora amadora de poesia…
Aos 18 anos entro no curso da minha primeira opção no papel mas em segundo lugar no meu coração. Sim, é que eu era da área de Letras e nessa época isso impossibilitou-me de seguir o curso com o qual sonhava desde o 9.º ano: Psicologia… Assim sendo, e achando que seria algo ‘parecido’ aventurei-me na Sociologia da Universidade Nova de Lisboa. No entanto, não me canso de dizer: um dia ainda vou fazer o curso de Psicologia, nem que seja uma velhinha reformada e de bengala na mão…
Em 1996, com 22 anos acabados de fazer comecei a minha procura de emprego. Primeiro uma formação profissional paga, depois um emprego a “recibos verdes”, num horário reduzido num Sindicato que eu desconhecia já que nunca fui dada a politiquices. Tratava das colocações e das ofertas de emprego para os associados desse Sindicato e acho que muitas vezes servi de “Psicóloga” no sentido de escutar as histórias de vida daquelas pessoas, todas mais velhas do que eu, cheias de problemas, a começar precisamente no facto de estarem desempregadas…
Em 1999 surgiu a oportunidade de ir trabalhar para a Reitoria da Universidade de Lisboa onde trabalhei em diversas áreas o que me permitiu ter um conhecimento da realidade da Universidade. Sempre me senti muito bem na Universidade de Lisboa e ao longo de tantos anos de trabalho criei muitas amizades, conheci muitas pessoas, algumas das quais Professore(a)s de quem eu só ouvia falar quando era uma simples aluna e a quem fiquei a admirar ainda mais…
Dez anos depois, casada e mãe de um lindo menino de 3 anos decidi(mos) mudar de vida. Aos 35 anos decidi deixar Lisboa, deixar a pacata Vila onde sempre vivi e rumar ao Oeste onde era habitual passar férias, para passar a morar e a trabalhar… Sim, é verdade, as surpresas acontecem e inesperadamente surgiu a oportunidade de trabalhar na ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, a Escola que eu tanto “mirava” quando passava de carro nos passeios dados nas férias… E é lá que estou desde o dia 1 de Setembro de 2009 a dar apoio aos Alunos nos Estágios Curriculares, Profissionais, Emprego e a colaborar com o SAPE (Serviço de Apoio ao Aluno) do Instituto Politécnico de Leiria.

Dados Pessoais
Nome Joana Luísa Gravito Machado
Situação Profissional Desempenha funções no Gabinete de apoio ao estudante,
de estágios e formação profissional e é Colaboradora do SAPE
(Serviço de Apoio ao Estudante) na ESAD.CR –
Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha
do Instituto Politécnico de Leiria
Formação Académica
Ano Grau Área Instituição
1996 Licenciatura Sociologia Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa
Experiência Profissional Relevante
Desde Setembro de 2009 que iniciou o seu trabalho na ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, e que desempenha funções no Sector de Apoio ao Aluno da Escola e no SAPE – Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria.
Em 1999 iniciou o seu trabalho na Reitoria da Universidade de Lisboa tendo desempenhado funções em diversas áreas e serviços:

• 2008 a Agosto 2009: Colaboradora do OPEST (Observatório dos Percursos dos Estudantes) da Universidade de Lisboa;

• Julho 2004 a Agosto 2009: Colaboradora na Divisão de Planeamento e Gestão,

• Março 2003 a Julho 2004: Apoio à Coordenação do Complexo da Politécnica (apoio ao Chefe de Gabinete do Reitor) – Museus da Universidade de Lisboa,

• Setembro 2002 a Março 2003: Assessoria no Gabinete do Reitor (apoio ao Chefe de Gabinete do Reitor),

• 1999/2002: Técnica responsável pela UNIVA (Unidade de Inserção na Vida Activa) e apoio ao GAPE (Gabinete de Apoio ao Estudante).

Iniciou a sua carreira profissional na UNIVA (Unidade de Inserção na Vida Activa) no SITESE (Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviço) em 1997, onde se manteve até 1999;
Algumas Publicações
• ALVES, Natália (2005), Trajectórias académicas e de inserção profissional dos licenciados 1999-2003, Direcção de Serviços Técnicos – Divisão de Planeamento e Gestão/Reitoria da Universidade de Lisboa (http://www.ul.pt/pls/portal/docs/1/49733.PDF).

• CURADO, Ana Paula e Joana Machado (2006), Estudo sobre o Abandono, Percursos Escolares dos Estudantes da Universidade de Lisboa, Relatório n.º 3, Reitoria da Universidade de Lisboa (http://www.ul.pt/pls/portal/docs/1/71127.PDF).

• NÓVOA, António (Coord), Ana Paula Curado e Joana Machado (2005), Factores de Insucesso e Sucesso Escolar na Universidade de Lisboa, Percursos Escolares dos Estudantes da Universidade de Lisboa, Relatório Preliminar, Reitoria da Universidade de Lisboa (http://www.ul.pt/pls/portal/docs/1/49695.PDF).

• Elaboração, tratamento e análise do Inquérito aos utilizadores das salas Universia em 2004 (http://www.ul.pt/pls/portal/docs/1/49653.PDF).

Formação Profissional Complementar (mais recentes)
• “Contabilidade Básica para Não Financeiros”, INA (Instituto Nacional de Administração), 30 horas, 17 a 21/11/2008,

• “QREN – O Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA)”, INA (Instituto Nacional de Administração), 7 horas, 26/09/2008,

• “Análise de Dados com o SPSS”, INA (Instituto Nacional de Administração), 28 horas, 15 a 23/09/2008.