Como surgiu?

O Serviço de Apoio ao Estudante foi proposto no sentido de contribuir para a promoção do sucesso escolar e combate ao abandono no IPLeiria, procurando promover um maior bem-estar do estudante ao longo do seu trajecto nesta instituição.

Investigações diversas têm vindo a sublinhar que a entrada e adaptação ao ensino superior confronta os estudantes com inúmeros desafios e mudanças – a separação da família e dos amigos, a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e escolares – com implicações nos seus níveis de sucesso e de satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em particular.

Deste modo, as instituições de ensino superior não podem preocupar-se somente com os desempenhos escolares dos seus estudantes ou com o facto de os preparar para serem indivíduos altamente especializados. Devem antes perspectivá-los de uma forma global e integrada, como sujeitos em transição nas diversas esferas da vida e para quem os recursos e apoios sociais se constituem como factor relevante em tal processo de adaptação.

Foi no âmbito deste enquadramento que apresentámos a proposta de implementação do SAPE, com a preocupação de planificar e operacionalizar um conjunto integrado de estratégias de intervenção que permitam, por um lado, minimizar os problemas decorrentes do insucesso e abandono (medidas de cariz remediativo) e, por outro lado, promover o sucesso escolar e o bem-estar em geral dos estudantes, desde o primeiro ano de frequência da instituição (medidas de carácter preventivo).