Dicas para lidar com o COVIDamento

ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEL EM TEMPO DE CONFINAMENTO

Com as medidas impostas pela necessidade de controlar a propagação da pandemia de Covid-19, muitos dos hábitos que marcavam o nosso dia-a-dia alteraram-se!
Mas a nossa saúde não pode ser descurada! Assim sendo:

PROCURA MANTER (OU CRIAR) UMA ROTINA

Levanta-te, tira o pijama e veste-te! Faz um horário de atividades diversificadas. Inclui as aulas, os tempos de reunião com colegas e/ou professores, o tempo para as tarefas de casa e para as pausas e atividades de lazer que podes fazer em casa (música, exercício físico, visitas virtuais a museus, assistir a uma série…). Vai intercalando tarefas de maior responsabilidade e complexidade com atividades de lazer.

MANTÉM UMA BOA HIGIENE DO SONO

Tenta dormir em média 8h/noite, mantendo horários regulares de deitar e levantar. Durante o dia, não adormeças distraído com equipamentos eletrónicos. Opta, por exemplo, por ouvir uma música agradável e criar uma rotina de relaxamento antes de deitar. Se tiveres insónias: lê um livro, escreve os teus pensamentos, não fiques a rebolar na cama (levanta-te e vai fazer alguma coisa que te tranquilize e acalme).

FAZ UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Mantém uma rotina nos horários das refeições e tenta fazer 5-6 refeições diárias. Promove uma alimentação diversificada e o mais saudável possível. Aproveita a oportunidade para aprender a cozinhar e/ou treinar novas receitas. Cozinhar é uma excelente forma de distrair a atenção de pensamentos intrusivos. Evita os chocolates ou bolachas por perto quando estás a estudar ou a assistir a uma aula.

PRATICA EXERCÍCIO FÍSICO

Cultiva a prática regular de atividade física. Aproveita as aulas online disponibilizadas por alguns professores, ginásios ou que podes encontrar na internet. Experimenta uma modalidade nova. Ou, simplesmente, faz uma corrida ou uma caminhada à volta do teu bairro. Nos intervalos das aulas ou do estudo levanta-te, espreguiça-te e faz alguns alongamentos para descontraíres.

COMUNICA COM FAMILIARES E AMIGOS

A comunicação e o convívio online não estão proibidos. Usa (e abusa) das tecnologias para conversar com as pessoas de quem mais gostas, para partilhares sentimentos e experiências e, quem sabe, novos projetos. Surpreende-os a partir de casa com a tua criatividade.

DIVERTE-TE E APRENDE COISAS NOVAS

Procura fazer aquilo que mais gostas também em casa. Acompanha a série de que mais gostas, aproveita para acabar de ler o livro que começaste há tempos ou para aprender uma língua nova. Assiste a concertos, visita virtualmente sítios que ainda não visitaste. Convida os amigos para um café: conversem cada um na sua varanda e/ou janela ou no vosso local preferido da casa.

CUIDA DA TUA SAÚDE MENTAL

Todos os dias dedica algum tempo (podem ser só alguns minutos) para estares contigo, acalmar e conseguires imaginar um lugar tranquilo e positivo para ti. Neste tempo respira tranquilamente e observa só os teus pensamentos sem te deixares “agarrar” por nenhum. Podes também criar a tua caixa/frasco onde colocas algo que, a cada dia, foi positivo para ti.

+ INFO em https://covid-19.ipleiria.pt/euficoemcasa/