Dicas para lidar com o COVIDamento

ESTUDAR EM CASA EM TEMPO DE CONFINAMENTO

ORGANIZA E DEFINE UM ESPAÇO DE TRABALHO

Para participares nas aulas e estudar é importante separar o espaço de trabalho do de lazer. Organiza o teu local de trabalho e o material que vais precisar durante o dia. Não estudes nem comas em cima da cama. Não estudes em frente à televisão. É importante separar espaços para delimitar o impacto das distrações.

DEFINE PRIORIDADES E OBJETIVOS

Define as metas e objetivos que pretendes atingir em cada uma das unidades curriculares. Para cada dia define tarefas realistas e prioridades e distribui o estudo das diferentes unidades curriculares pelos diferentes dias da semana.

ELABORA UM HORÁRIO

Cria um horário para as tarefas a realizar e procura ser rigoroso(a) a cumpri-lo. Planeia o teu dia de trabalho, definindo uma hora para começar e terminar. Contempla no horário a hora para te levantares, para a higiene pessoal e para fazeres as refeições com calma. Define um tempo de estudo autónomo por semana para cada uma das UC. Não te esqueças de incluir as pausas que consideras necessárias para te manteres produtivo (a).

ELABORA UM PLANO DE AÇÃO

Em cada uma das UC, verifica e analisa os documentos, recursos e informação disponibilizados na plataforma Moodle, lê com atenção as indicações enviadas pelos professores, relê os teus apontamentos e complementa o teu estudo com outra informação que pesquises.

ACEDE REGULARMENTE AO TEU EMAIL INSTITUCIONAL E AO MOODLE

Num período de distanciamento físico entre professores e alunos, procura aproximar-te e manter os meios de contacto atualizados. Verifica com maior frequência o teu email do Politécnico de Leiria e outras plataformas de contacto que uses para falar com os teus professores.

OTIMIZA AS REUNIÕES DE TRABALHO

Agenda previamente com os teus colegas a hora em que vão estar reunidos a trabalhar. Mesmo que a conversa seja atrativa e tentadora, define com o teu grupo de trabalho objetivos e um plano de trabalho para cada uma das reuniões. Foquem-se no que é importante. Distribuam equitativamente as tarefas, analisem e debatam o trabalho desenvolvido por cada elemento do grupo na etapa anterior, planificando o que se segue.

FAZ A ANÁLISE DIÁRIA

No final de cada dia reserva um tempo para refletires sobre o que correu bem e menos bem no teu dia de trabalho. Identifica os obstáculos e dificuldades e define uma estratégia para os ultrapassar.

ADIA A PROCRASTINAÇÃO

Começa a fazer alguma coisa já e não adies o que é necessário fazer. Se sentires que não tens vontade, faz algo que gostes primeiro, mas faz! O segredo é sempre COMEÇAR!

+ INFO em https://covid-19.ipleiria.pt/euficoemcasa/