Dicas para lidar com o COVIDamento

SELECIONA AS FONTES DE INFORMAÇÃO

Recorre a fontes oficiais de informação, tal como a Direção Geral da Saúde (DGS), a Organização Mundial de Saúde (OMS) ou outras entidades credíveis. Para acederes a informação académica atualizada, consulta a página do Politécnico de Leiria, a da tua Escola e o teu email de estudante.

FILTRA O QUE VÊS NAS REDES SOCIAIS

Nem tudo o que vês nas redes sociais é verdade. Lembra-te que qualquer pessoa pode partilhar informação que não é fidedigna ou real. Se vires alguma informação que te interesse nas redes sociais, confirma a sua veracidade numa fonte oficial. Procura reduzir, também, o número de horas diárias que passas nas redes sociais.

REDUZ A QUANTIDADE DE INFORMAÇÃO QUE PROCURAS

Não tens de ler nem procurar toda a informação sobre tudo. Procura os temas que mais te interessam e centra-te em uma ou duas fontes oficiais sobre o assunto. Procura informação factual (e não meras opiniões) e que não esteja demasiado focada em pormenores. Leiria, a da tua Escola e o teu email de estudante.

PROCURA INFORMAÇÕES POSITIVAS

O que mais recebemos e que, automaticamente, nos prende a atenção são as notícias negativas. Direciona a tua atenção para aquilo que acontece e é positivo! A situação atual que vivemos é excecional e não vai durar para sempre. Dela também podem ser retiradas aprendizagens e experiências positivas.

INVESTE EM TI PRÓPRIO

Aproveita este tempo para desenvolver novas competências. Pesquisa cursos em áreas que te interessem, como por exemplo, aprender uma língua diferente e inicia um curso online. Podes aproveitar, também, para atualizar o teu currículo e carta de apresentação.

+ INFO em https://covid-19.ipleiria.pt/euficoemcasa/