Dicas para lidar com o COVIDamento

ARRUMAR AS EMOÇÕES

ACEITA AS DIFERENTES EMOÇÕES

Normalmente, as emoções vão oscilando entre emoções mais positivas ou mais negativas. Na situação excecional que experienciamos é natural que possas sentir-te mais triste ou irritado. Não ignores e aceita o que estás a sentir a cada momento, porque essa emoção não vai durar para sempre.

MANTÉM RELAÇÕES POSITIVAS

Usa o telefone e as diferentes plataformas de comunicação online para falares e estares perto de quem mais gostas. Fala sobre o que sentes e ouve o que os outros têm para dizer: vais perceber que estão todos a sentir mais ou menos o mesmo! Manteres estes contactos faz-te sentir melhor e mais tranquilo.

NÃO DÊS VOZ À AUTOCRÍTICA

Todos estamos numa situação excecional e a adaptarmo-nos rapidamente a uma situação nova e alterações múltiplas. É natural que não consigas dar resposta a todas as solicitações. É de esperar que existam falhas tuas e dos que te rodeiam. Exercita a tua tolerância e apresenta soluções alternativas para as potenciais dificuldades. Confia em ti e concentra-te num dia de cada vez.

UMA EMOÇÃO POSITIVA POR DIA NEM SABES O BEM QUE TE FAZIA

Na tua rotina diária inclui, pelo menos, uma atividade por dia que te faça sentir bem e ajude a relaxar. No final, podes fazer a análise do teu dia e decidir o que pretendes melhorar no dia seguinte.

COMPROMISSO PARA O FUTURO

Escolhe um frasco ou uma caixa que tenhas em casa e vai colocando mensagens com o que gostarias de fazer e que, neste momento, não é possível ou não é permitido.  Quando tudo isto passar retira, a cada dia ou com a periodicidade que definires, um papel do frasco/caixa e concretiza o que lá escreveste. Desta forma, vais conseguir valorizar muitas coisas que nem tinhas percebido que são tão importantes na tua vida.

+ INFO em https://covid-19.ipleiria.pt/euficoemcasa/