Dicas para lidar com o COVIDamento

MANTER A MOTIVAÇÃO

ESTABELECE OBJETIVOS

Definir objetivos ajuda-nos a ter uma direção e a focar a atenção no que queremos alcançar. Ao estabeleceres objetivos, estes devem ser realistas e alcançáveis, de forma a manteres o entusiasmo.

ELABORA UM PLANO DE AÇÃO

Para cada objetivo define a(s) estratégia(s) que te permite(m) alcançar a meta. Saber o quê e como fazer dá-te segurança e energia para chegares onde pretendes.

IDENTIFICA OS OBSTÁCULOS

Analisa as diferentes variáveis que podem condicionar negativamente o alcance dos teus objetivos. Procura e implementa respostas alternativas que te permitam contornar as dificuldades. Implementar a mudança é um processo que precisa de disciplina e dedicação.

PERSISTE E AGE

Ao longo do teu percurso e, sobretudo, no contexto que vivemos, podes ter vontade de desistir. Apesar das dificuldades, o foco da tua atenção deve estar orientado para o que é prioritário e necessário ser feito, evitando procrastinar, ou seja, adiar o seu início.

RECOMPENSA-TE

Tudo se torna mais simples depois já o termos realizado. Valoriza o esforço e dedicação que investiste na concretização do teu objetivo e recompensa-te. Acreditar que se consegue alcançar o que se pretende mantém a motivação.

+ INFO em https://covid-19.ipleiria.pt/euficoemcasa/