É o momento decisivo de todo o processo de procura de emprego.É uma troca de informações, um diálogo entre o candidato a emprego e o entrevistador;
É o momento de demonstrar que é o candidato ideal para o posto de trabalho em questão.
Conversa mais ou menos formal, para formar as primeiras de impressões, obter as primeiras informações, através de contacto directo com objectivo determinado: a escolha da pessoa certa.
Técnica de selecção mais utilizada e a que mais influencia a decisão final a respeito do aproveitamento ou não de um candidato a emprego.
Objectivos do candidato a emprego
- Mostrar as suas competências e o seu currículo;
- Convencer o empregador a admiti-lo na empresa;
- Tomar conhecimento das condições de trabalho.
- Uma entrevista dá a oportunidade de revelar outros aspectos para além do que está no curriculum,
- Acentuar as capacidades de comunicação, a auto-confiança, a energia, a criatividade, que permitirão ao entrevistador formar uma imagem favorável do candidato.
Objectivos do entrevistador
- Aprofundar os elementos apresentados no currículo;
- Verificar se o perfil (interesses, competências e motivações) do candidato se adequa às exigências da profissão;
- Recolher outras informações que permitam decidir sobre a admissão do candidato.
Preparação para a Entrevista
- Verifique a hora, data e local da entrevista e chegue mais cedo que o previsto; causa sempre boa impressão.
- Prepare-se para questões que possam surgir no decorrer da entrevista;
- Apresente-se de forma cuidada (higiene, vestuário, calçado, cabelo, barba, unhas). A postura e a forma como nos apresentamos são importantes numa primeira impressão. Numa entrevista não temos muito tempo para impressionar.
- A sua forma de estar e de reagir perante uma situação de pressão e de tensão – como é uma entrevista –, será um forte indicador da sua personalidade e das suas capacidades, no entender do entrevistador.
- Existem três princípios que devem ser mantidos durante estas situações:
- congruência das suas informações e actuações
- atenção a todos os pormenores do entrevistador e da própria sala
- empatia com o entrevistador, procurando focar os aspectos que ele considera importantes
- Apresente-se, cumprimentando quem o recebe
- Aguarde que o convidem a sentar-se e mantenha uma postura correcta
- Olhe de frente para o entrevistador
- Mostre-se atento e interessado, com desejo de aprender e progredir
- Responda com determinação às perguntas
- Dê exemplos concretos das suas competências
- Demonstre que possui algum conhecimento da empresa e da função à qual se candidata
Comportamentos a Evitar
- Interromper o entrevistador
- Falar mal das suas últimas experiências de trabalho
- Fugir das questões que lhe são colocadas
- Mendigar trabalho
- Demonstrar arrogância e auto-elogiar-se
- Mexer-se continuamente na cadeira
- Mastigar pastilha elástica
- Insistir na questão da remuneração
- Tecer comentários de cariz político, religioso ou desportivo
Agora vai em frente!!