DICAS PARA LIDAR COM O DESCONFINAMENTO

A NOVA “NORMALIDADE”:
Após várias semanas de confinamento podemos regressar a algumas das nossas rotinas habituais, sendo essencial manter alguns hábitos que adquirimos recentemente: distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos e o uso correto de máscara em espaços públicos fechados e/ou aquando da presença significativa de pessoas.

(IN)CERTEZA:
A vida é feita de incertezas, mas esta pandemia trouxe um volume acrescido de incerteza às nossas vidas! Prepara-te para a possibilidade de haver novas restrições ou para a alteração de algumas das medidas recomendadas. Não te esqueças que, em tempos de incerteza, é normal lidarmos com um conjunto de sentimentos que poderão ser contraditórios ou ambíguos.

FELICIDADE E ALÍVIO VS ANGÚSTIA E APREENSÃO:
Podes sentir-te feliz e aliviado(a) por poder sair de casa e recuperar parte da tua rotina e, ao mesmo tempo, angustiado(a) e apreensivo(a) pela necessidade de reorganização e pelos riscos que este regresso significa. Neste sentido, é possível que sintas receio de ficar doente por começares a sair de casa. Podes ficar mais ansioso(a) com algumas situações sociais, sentir-te inseguro(a) em diversos espaços ou, até, nos transportes públicos.

O TRIO “ÊNCIA”: PERSISTÊNCIA, PACIÊNCIA E RESILIÊNCIA:
Nesta fase de desconfinamento, a tua persistência, paciência e resiliência continuarão a ser postas à prova. Na retoma das atividades fora de casa, é possível que sintas algum desconforto em contextos em que anteriormente te sentias bem e algum cansaço em tarefas que antes realizavas com facilidade. É possível que te sintas sobrecarregado(a) com tantas (re)adaptações, que te esteja a ser difícil conciliar tantas tarefas, responder às múltiplas exigências e cumprir prazos. Têm sido semanas desafiantes, com o cansaço a acumular! Agora, importa reorganizar novamente as rotinas e dar tempo ao organismo para processar tantas mudanças, em busca do seu (re)equilíbrio.

NÃO “BAIXES A GUARDA”:
Ainda assim, e porque as medidas de desconfinamento não significam o fim da pandemia, não “baixes a guarda”, mesmo na retoma da tua vida social. Mantém-te seguro(a) e segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS), continua a manter uma boa higiene do sono, investe numa alimentação saudável e pratica exercício físico. Conversa com as pessoas de quem mais gostas e continua a cuidar da tua saúde mental: diariamente, dedica algum tempo para estares contigo e te cuidares.

E LEMBRA-TE:
A possibilidade de contágio existe e aumenta quando estamos fora de casa. Faz a tua parte, torna-te num agente de proteção e segue as recomendações da DGS, sabendo que o Politécnico de Leiria definiu também um plano de desconfinamento e estão a ser tomadas todas as medidas e ações necessárias para que possas regressar a cada um dos espaços, em segurança.

SE NECESSÁRIO, PEDE AJUDA:
A vivência desta pandemia será transitória, mas se os sentimentos de ansiedade, medo e “descontrolo” forem muito intensos, duradouros e/ou se tiverem impacto na forma como geres o teu dia-a-dia, contacta os Psicólogos do Serviço de Apoio ao Estudante do Politécnico de Leiria, enviando e-mail para sape@ipleiria.pt

#ServiçodeApoioaoEstudante
#PolitécnicodeLeiria

RETOMA GRADUAL DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DO SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE DO POLITÉCNICO DE LEIRIA

Dando seguimento ao Despacho N.º 136/2020, de 21 de maio, da Presidência do Politécnico de Leiria, a partir do dia 15 de junho, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) irá retomar as consultas presenciais para os estudantes que optarem por esta modalidade.

LOCAL DE FUNCIONAMENTO:
– campus 2 do Politécnico de Leiria, no Gabinete do SAPE situado no Edifício B da ESTG.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
– 3ª e 5ª feiras, entre as 9h30 e as 12h30 e as 14h30 e 17h30

CONDIÇÕES PARA MARCAÇÃO DAS CONSULTAS:
– os atendimentos presenciais serão agendados mediante marcação prévia por email enviado para o endereço patricia.pereira@ipleiria.pt.
– nos restantes dias da semana e nos outros campi o atendimento manter-se-á online, também com agendamento prévio, através dos endereços de email divulgados em 
– é disponibilizado também atendimento pós-laboral, exclusivamente online, mediante marcação prévia.

RECOMENDAÇÕES PARA USO RESPONSÁVEL DOS ESPAÇOS:
Face aos constrangimentos decorrentes da pandemia COVID19, e atendendo às orientações da DGS e do Politécnico de Leiria, para uma utilização responsável e em segurança dos espaços da Escola e dos gabinetes do SAPE, solicitamos o cumprimento das seguintes regras:

– Se tem sintomas ou foi diagnosticado com COVID-19, por favor não se desloque aos gabinetes do SAPE. Opte pela marcação da consulta online.
– Desinfete bem as mãos ao entrar no edifício, utilizando o dispensador de álcool gel.
– É obrigatório o uso de máscara.
– Durante a permanência nas instalações, cumpra todas as recomendações relativas à higienização das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento físico.
– Evite o contacto físico, assegurando uma distância mínima de 2m.

Mais informações e recomendações em https://covid-19.ipleiria.pt/ e em https://covid-19.ipleiria.pt/euficoemcasa/.

Dicas para lidar com o COVIDamento

MANTER A MOTIVAÇÃO

ESTABELECE OBJETIVOS

Definir objetivos ajuda-nos a ter uma direção e a focar a atenção no que queremos alcançar. Ao estabeleceres objetivos, estes devem ser realistas e alcançáveis, de forma a manteres o entusiasmo.

ELABORA UM PLANO DE AÇÃO

Para cada objetivo define a(s) estratégia(s) que te permite(m) alcançar a meta. Saber o quê e como fazer dá-te segurança e energia para chegares onde pretendes.

IDENTIFICA OS OBSTÁCULOS

Analisa as diferentes variáveis que podem condicionar negativamente o alcance dos teus objetivos. Procura e implementa respostas alternativas que te permitam contornar as dificuldades. Implementar a mudança é um processo que precisa de disciplina e dedicação.

PERSISTE E AGE

Ao longo do teu percurso e, sobretudo, no contexto que vivemos, podes ter vontade de desistir. Apesar das dificuldades, o foco da tua atenção deve estar orientado para o que é prioritário e necessário ser feito, evitando procrastinar, ou seja, adiar o seu início.

RECOMPENSA-TE

Tudo se torna mais simples depois já o termos realizado. Valoriza o esforço e dedicação que investiste na concretização do teu objetivo e recompensa-te. Acreditar que se consegue alcançar o que se pretende mantém a motivação.

+ INFO em https://covid-19.ipleiria.pt/euficoemcasa/