O estudo para as avaliações começa…no início do ano. Não há nada a fazer. Para que as coisas corram bem, então é necessário começar desde logo a organizar e tirar apontamentos correctos.
Tirar apontamentos:
- organizar a página
- não registar demasiada informação numa só página;
- ter um sistema de numeração e identificação das folhas;
- prever um espaço para registar as referências bibliográficas.
- utilizar palavras e frases-chave
- escrever um parágrafo por ideia
- deixar um espaço maior quando muda de assunto
Espaço de trabalho:
- ter um local de estudo principal sem distracções
- desligar o computador e o telemóvel
- ter os documentos organizados, em sequência
- ter a secretária ou mesa de trabalho limpa, apenas com o essencial
O horário
- deixar o tempo necessário para cada tarefa, mas não tempo em demasia
- juntar itens semelhantes, se é necessário enviar correio electrónico, fazê-lo todo de uma vez
- deve-se construir o horário de acordo com o ritmo biológico natural.
- dedicar as horas mais produtivas para os trabalhos mais importantes
- ainda assim, nada como começar cedo.
- utilizar os pequenos espaços de tempo, os “tempinhos” podem servir para fazer trabalhinhos.
- organizar as tarefas em blocos – a duração de cada bloco deve variar em função do tipo de tarefa
- juntar tarefas semelhantes
- prever espaço e tempo para refeições, intervalos
- deixar espaço para imprevistos