Chamo-me Sandra Alves. Cresci numa pequena vila da região Centro que me ofereceu uma infância pacata e feliz. Tenho saudades do tempo em que deixávamos a porta de casa aberta, do tempo em que lia livros até ao último minuto antes de jantar, das “zaragatas” com o meu maninho, da minha equipa de andebol, da “princesinha dos olhos azuis”…! Em plena adolescência decidi estudar numa nova escola, noutra vila, porque tinha o sonho de aprender a falar alemão. Quis ser Professora de História, Matemática, Ciências da Natureza, Português/Inglês! Quis ser Educadora de Infância porque sempre gostei muito de crianças… Acho que acima de tudo sempre quis estar numa ESCOLA! Porque para mim é um sítio mágico onde podemos aprender tudo, de todas as formas, e onde podemos partilhar o que aprendemos e descobrimos! Na “Escola” de Coimbra descobri fantásticas conversas com chazinhos pela noite dentro e descobri também que a amizade consegue ultrapassar os limites do espaço e do tempo… Entre tantas outras lições de vida, aprendi que se lutarmos, conseguimos!!! Foi também lá que me licenciei em Psicologia e a Escola continuou a ser o local onde me sinto bem… em todos os níveis (de ensino) e a todos os níveis. Acredito que a Escola é mesmo para TODOS! Ao meu lado, sempre tive a minha família e amigos a apoiarem-me incondicionalmente em todos os momentos. Profissionalmente, tenho o prazer de trabalhar na área que mais me agrada e onde sinto que a cada dia que passa…estou a crescer! Se eu podia viver sem o SAPE? Poder?! Podia! Mas não era a mesma coisa…
Nota Curricular
Psicóloga no Serviço de Apoio ao Estudante e Unidade de Psicologia do Instituto Politécnico de Leiria. Ex-docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do mesmo Instituto. Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento pela Universidade de Coimbra. Colaborou com a Delegação de Coimbra da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS). Apresenta experiência como formadora ao nível do desenvolvimento de competências transversais. Tem colaborado em diversos projetos de investigação e intervenção, desenvolvendo também atividades ao nível do acompanhamento psicológico a crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais. É coautora de publicações nacionais e internacionais sobre transição e adaptação ao ensino superior, desenvolvimento de competências transversais, apoio psicológico, dislexia na idade adulta e promoção do sucesso académico no ensino superior.