Quantos mais sentidos utilizamos, maior será a aprendizagem.
Na verdade, retemos:
- 10% do que lemos
- 20% do que ouvimos
- 30% do que vemos
- 50% do que vemos e ouvimos
- 80% do que dizemos
- 90% do que dizemos numa tarefa
Portanto nada melhor do que optar por métodos de estudo que impliquem mais do um sentido.
Não esquecer que uma óptima forma de estudar é explicar a outra pessoa o que se está a aprender…
A memória tem limites… por isso é que nos esquecemos das coisas. Se queremos memorizar devemos exercitar e seleccionar a informação.
Ao tirar apontamentos:
- excluir informação não relevante e concorrente com a informação principal
- identificar os objectivos da aprendizagem
- decidir o que se quer aprender
- durante a aula tirar notas do que está a ser dito, mesmo que já existam documentos com a informação
- encaixar informação em grupos (procurar: semelhanças, sequências óbvias, ligações)
Um óptimo esquema de estudo é o método PLEMA. Deixamos aqui as ideias principais deste modelo.
Sequência de 5 etapas organizadas.
1. Pré-Leitura – obter uma ideia geral do que há para ler
2. Leitura – leitura pormenorizada da informação
3. Esquematização – desenhar esquemas que facilitem a memorização
4. Memorização – memorizar a informação, neste caso os esquemas realizados
5. Avaliação dos conhecimentos – perceber o que se sabe, de forma a estudar apenas o que não se sabe…