A maior parte dos edifícios pedagógicos do IPLeiria encontram-se adaptados para receberem estudantes com necessidades especiais, dispondo de ascensores com comandos dotados de informação em Braille, instalações sanitárias adaptadas e lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida.
As Bibliotecas (SDIPL) encontram-se apetrechadas com o leitor de ecrã WindowsEyes, permitindo aos estudantes cegos acesso a toda a informação disponível, com total controlo do conteúdo e da forma de leitura da mesma.
Através dos SDIPLeiria é também possível aceder à Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES) que possui um acervo de mais de 3000 títulos em Braille, áudio e texto integral
O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) tem como principal missão, facilitar a participação de cidadãos com necessidades especiais na sociedade de informação e conhecimento. Localizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, está apetrechado com um vasto conjunto de equipamentos que permite às pessoas com Necessidades Especiais aceder às TIC e beneficiar de um apoio técnico qualificado ao nível de aconselhamento e avaliação.
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) disponibiliza apoio psicológico e psicopedagógico, orientação vocacional e acompanhamento pessoal a todos os estudantes do IPLeiria. Desenvolve atividades de avaliação e intervenção junto de estudantes com NEE, com o objetivo de contribuir para uma minimização do seu impacto no rendimento académico e auto-conceito destes alunos, procurando ajudá-los a (re)organizarem estratégias e recursos de suporte para lidarem eficazmente com os desafios e exigências do Ensino Superior, numa perspetiva de bem-estar em geral.
Os Serviços de Acção Social (SAS) têm como objetivo proporcionar à comunidade académica melhores condições de estudo mediante a prestação de serviços e a concessão de apoios, promovendo a igualdade de oportunidades para todos os estudantes. Os SAS estão preparados para acolher estudantes com limitações ou deficiências sensoriais e motoras, nas residências de estudantes (em Leiria, Caldas da Rainha e Peniche) e nas diferentes unidades de restauração. As candidaturas aos benefícios sociais — bolsa de estudo e alojamento são efetuadas anualmente. Os estudantes com NEE podem beneeciar de estatuto especial de atribuição de bolsa e receber benefícios adicionais.
A Unidade de Ensino à Distância (UED) recorre às mais recentes tecnologias da informação para fornecer a qualquer estudante condições de acesso a todas as áreas de formação do IPLeiria. Sustenta um serviço de interpretação gestual a distância e promove a criação de conteúdos acessíveis; desenvolve esforços para tornar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), plataformas, conteúdos e atividades abertos a todos; garante estruturas acessíveis e alternativas multiformato (ex: material em HTML, material audiovisual com legendagem e áudio descrição, interpretação em Língua Gestual Portuguesa, etc.).
A Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT) tem como objetivos promover a investigação transdisciplinar e integrada, a divulgação cientí*ca, a formação permanente e a prestação de serviços em diversos domínios relacionados com a comunicação, mediação e acessibilidade.Simultaneamente, propõe-se desenvolver metodologias, técnicas e produtos, formar, prestar serviços à comunidade, intervir na sociedade (para melhorar condições e desenvolver atitudes integradoras) e valorizar as competências das pessoas com necessidades especiais.
Aqui podem ser consultada informação sobre estratégias de intervenção junto de estudantes com Necessidades Educativas Especiais:
– Como trabalhar com estudantes surdos
– Como trabalhar com estudantes cegos e com baixa visão
– Como trabalhar com estudantes disléxicos
– Como trabalhar com estudantes com deficiências músculo-esqueléticas
– Serviços promotores de inclusão no IPL
– Como trabalhar com estudantes com Necessidades Educativas Especiais NEE
– Como produzir documentos acessíveis
Pode consultar o regulamento aplicável a todos os estudantes, incluindo os estudantes passíveis de serem abrangidos pelo estatuto de estudante com Necessidades Educativas Especiais em:
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