A NOVA “NORMALIDADE”:
Após várias semanas de confinamento podemos regressar a algumas das nossas rotinas habituais, sendo essencial manter alguns hábitos que adquirimos recentemente: distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos e o uso correto de máscara em espaços públicos fechados e/ou aquando da presença significativa de pessoas.
(IN)CERTEZA:
A vida é feita de incertezas, mas esta pandemia trouxe um volume acrescido de incerteza às nossas vidas! Prepara-te para a possibilidade de haver novas restrições ou para a alteração de algumas das medidas recomendadas. Não te esqueças que, em tempos de incerteza, é normal lidarmos com um conjunto de sentimentos que poderão ser contraditórios ou ambíguos.
FELICIDADE E ALÍVIO VS ANGÚSTIA E APREENSÃO:
Podes sentir-te feliz e aliviado(a) por poder sair de casa e recuperar parte da tua rotina e, ao mesmo tempo, angustiado(a) e apreensivo(a) pela necessidade de reorganização e pelos riscos que este regresso significa. Neste sentido, é possível que sintas receio de ficar doente por começares a sair de casa. Podes ficar mais ansioso(a) com algumas situações sociais, sentir-te inseguro(a) em diversos espaços ou, até, nos transportes públicos.
O TRIO “ÊNCIA”: PERSISTÊNCIA, PACIÊNCIA E RESILIÊNCIA:
Nesta fase de desconfinamento, a tua persistência, paciência e resiliência continuarão a ser postas à prova. Na retoma das atividades fora de casa, é possível que sintas algum desconforto em contextos em que anteriormente te sentias bem e algum cansaço em tarefas que antes realizavas com facilidade. É possível que te sintas sobrecarregado(a) com tantas (re)adaptações, que te esteja a ser difícil conciliar tantas tarefas, responder às múltiplas exigências e cumprir prazos. Têm sido semanas desafiantes, com o cansaço a acumular! Agora, importa reorganizar novamente as rotinas e dar tempo ao organismo para processar tantas mudanças, em busca do seu (re)equilíbrio.
NÃO “BAIXES A GUARDA”:
Ainda assim, e porque as medidas de desconfinamento não significam o fim da pandemia, não “baixes a guarda”, mesmo na retoma da tua vida social. Mantém-te seguro(a) e segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS), continua a manter uma boa higiene do sono, investe numa alimentação saudável e pratica exercício físico. Conversa com as pessoas de quem mais gostas e continua a cuidar da tua saúde mental: diariamente, dedica algum tempo para estares contigo e te cuidares.
E LEMBRA-TE:
A possibilidade de contágio existe e aumenta quando estamos fora de casa. Faz a tua parte, torna-te num agente de proteção e segue as recomendações da DGS, sabendo que o Politécnico de Leiria definiu também um plano de desconfinamento e estão a ser tomadas todas as medidas e ações necessárias para que possas regressar a cada um dos espaços, em segurança.
SE NECESSÁRIO, PEDE AJUDA:
A vivência desta pandemia será transitória, mas se os sentimentos de ansiedade, medo e “descontrolo” forem muito intensos, duradouros e/ou se tiverem impacto na forma como geres o teu dia-a-dia, contacta os Psicólogos do Serviço de Apoio ao Estudante do Politécnico de Leiria, enviando e-mail para sape@ipleiria.pt